Administrando Pedidos

À medida que as compras vão sendo feitas pelos clientes, elas aparecem automaticamente na tela de pedidos da interface administrativa. Para visualizá-la, clique em WooCommerce, Pedidos.

produtos

Nessa tela temos em cada linha o produto com sua imagem principal e código, se ele está em estoque ou não e em qual quantidade, seu preço principal e promocional (se houver), a qual categoria pertence, se é um produto de destaque (estrela), se é ou não um produto simples e a data de lançamento.

Estando o controle de estoque ativado (por padrão está), a cada compra é feita a baixa automática de estoque. Ao atingir um valor pré determinado é enviado um e-mail de estoque baixo para o administrador da loja. Ao chegar a zero, aparece na tela a mensagem de Fora de estoque para aquele produto.

Dessa forma acompanhamos rapidamente o estado do estoque.

A tela abaixo mostra de forma resumida a entrada dos pedidos no sistema:

pedidos

Cada linha mostra uma compra efetuada no site, cada qual com um status conforme descrito abaixo, seguindo a sequência do processo:

  • Laranja: Pedido efetivado no site, porém aguardando confirmação do pagamento. Esse status é comum nas transações com boleto, onde após a efetivação da compra existe o tempo que o cliente leva para efetivar o pagamento e seu respectivo processamento pelo banco. Pagamentos por cartão de crédito ficam pouco tempo nesse status já que as aprovações tem levado alguns minutos para ocorrer.
  • Verde: Pedido em processamento, ou seja, o  pagamento foi confirmado e deve-se iniciar a operação de separação, embalagem, impressão de nota, envio e acompanhamento até a confirmação de entrega.
  • Azul: Pedido finalizado, ou seja, após a confirmação da transportadora que esse produto foi entregue no cliente.
  • Vermelho: Pedido cancelado por algum motivo.
  • Cinza: Pedido reembolsado, normalmente por desistência do cliente.

A coluna de Ações mostra botões para as próximas ações.